Cactos.

Quando vivia em Torres Vedras tinha uma colecção enorme de cactos: com picos e sem picos, pequeninos e maiorzinhos. Sempre achei estas plantas engraçadas e, crescendo ao pé da praia, sempre estive habituada a vê-los por todo o lado - nas dunas da praia de Santa Rita e no caminho para lá.

Mas há um dia que uma senhora, depois de ver o meu pequeno jardim urbano de cactos lá em casa, diz-me: ai menina, tantos cactos - sabe que "cactos trazem desacatos". Naquele dia pensei tanto naquele ditado que o primeiro instinto foi mandar os cactos todos fora - desacatos é que não!

Já passaram mais de 12 anos e ainda penso na Dona Olimpia e na certeza dela. Mas como os desacatos fazem parte das nossas relações tal como os cactos fazem parte da flora, decidi voltar a trazê-los para o meu habitat e devo dizer que estou a adorar (menos os meus gatos que já perceberam que estas plantinhas lhes dão muita pica).

Aqui ficam algumas das mais bonitas fotos de cactos que encontrei estes ultimos dias - inspirem-se e levem para casa aquilo que vos faz bem e vos traz boas memórias, como por exemplo, dias passados na praia.






Fotos do Pinterest.