Eliana Tomaz

Salmonete | Uma Refeição Para Um.

Eliana TomazComment

A pequenez do salmonete faz dele favorito para o almoço (ou jantar) duma pessoa – textura e sabor bem presentes, agora é só preciso encontrar uma forma rápida de o cozinhar.

Achei que embrulhá-lo em papel de alumínio e levá-lo ao forno seria o suficiente – e foi.

image.jpg

INGREDIENTES:
1 salmonete previamente amanhado
1 alho francês cortado às rodelas finas (só a parte mais clara)
1/2 malagueta pequena (esta é daquelas super poderosas!)
Azeite
Gengibre
Sal
Coentros

Primeiro forrei um tabuleiro pequeno com uma folha de papel de aluminio. De seguida coloquei o alho francês cortado em rodelas fininhas e por cima o salmonete inteiro salpicado de ambos lados com sal – numa linguagem gourmet dir-se-ia “salmonete sobre uma cama de alho francês cortado em rodelas finas”.
Numa tigela à parte juntei o azeite, gengibre ralado e a ½ malagueta poderosa, também esta cortada às rodelas. Tudo muito bem misturado para de seguida regar o pequeno peixe com este vinagrete (sem vinagre).
Uns pés de coentros por cima, tudo bem embrulhado e segue para dentro do forno previamente aquecido.

Aproveitei para ligar a uma amiga enquanto o salmonete se despachava. Acho que tivemos ao telefone uns 20 minutos, não mais… Abri a porta do forno e o cheirinho invadiu a cozinha. Desliguei o lume, fui buscar um prato e uma fatia de pão para acompanhar aquele alho francês suado na perfeição. Não sei porquê, mas acho que este vegetal fica tão bem com peixe (salmão também é uma boa companhia). 

Tabuleiro fora, peixe desembrulhado – et voilá!
Bon Appetit.

Se esta receita não te convenceu, vê os "Príncipes de Bigodes" - também é bom.