Eliana Tomaz

Saladas de Outono | Bacalhau com Grão.

Eliana TomazComment

Antes de começar a falar da salada de outono que mais gosto, deixa-me dizer que em miúda tive uma alcunha (entre muitas outras) - Grão-de-bico! É verdade! O padrinho do meu irmão chamava-me grão-de-bico, não sei se por ser rechonchuda e branquinha de pele ou se achava piada à palavra e a mim. Prefiro achar que era pela última razão, claro!

Em dias como o de hoje só apetece boas lembranças, comida confortante, quente, com sustento e não deve haver melhor ingrediente do que bacalhau se a opção for peixe, pois não?

Quando o tempo é pouco (e a preguiça alguma) nada melhor que juntar uns ingredientes e já está - se aquecer o corpo e a alma, melhor ainda. 

Fui à cozinha, olhei para o bacalhau que já estava destinado... e agora?
Na despensa encontrei uma lata de grão e ovos. Não tenho salsa, mas tenho um azeite virgem extra caseiro do bom, azeitonas verdes e pimenta preta. Que mais preciso? Nada! É só isto.

STYLING
Saladeira de inox da Muji
Colher de servir comprada em Portobello Market, Londres
Tijela, garfo, guardanapo e pano de cozinha da IKEA
Garrafa "5 estrelas" reciclada há anos (onde antigamente se engarrafava vinho caseiro e onde agora guardo o azeite que trago dos meus pais)
Moinho de pimentas de Istambul oferecido por um amigo

IDEIA
Como é normal, faço sempre comida para mais de uma refeição. Portanto tenho sobras para outra refeição. Optei por não temperar a salada toda (só mesmo a que comi) e para a próxima faço um refogado simples e junto-lhe a salada. É capaz de ficar bom, não? 

QUANTIDADES & PREPARAÇÃO
Para uma posta de bacalhau do lombo, juntei 3 ovos (adoro ovos cozidos) e uma lata pequena de grão da Compal. Azeite, azeitonas verdes, pimenta e sal a gosto. 
Juntei o bacalhau e os ovos num tacho pequeno. Depois da água começar a ferver, cozi tudo durante 10 minutos. Numa caçarola pequena coloquei o grão e a água da conserva. Deixei aquecer em lume brando mais ou menos o tempo dos outros ingredientes.  

#bomapetite #comidaportuguesa #comidaconfortante #saladadeoutono