Depressa e Bem | Salmão.

Sabes qual é a semelhança entre o bacalhau e o salmão, para além de virem dos países lá do norte? São dois peixes versáteis, resistentes a temperos e temperaturas, que aguçam a nossa criatividade e que ficam bem com tudo ou nada. Contudo o salmão tem uma vantagem sobre o bacalhau: é muito rápido de cozinhar - tempero certo e em 15 minutos já está a compor o prato principal. O resto não é paisagem, mas é acompanhamento.

Temperei o salmão com sal, pimenta e gengibre ralado. Espalhei bem estes 3 ingredientes com os dedos e reguei com o sumo de 1/2 limão. Um fio de azeite extra virgem numa frigideira, deixar aquecer e colocar o salmão bem temperado... uns minutos dum lado, (mais uns) do outro. Durante este processo, tenta abrir o meio da posta com um garfo para perceber se está cozinhado a gosto - eu pessoalmente gosto dele mal passado.

Enquanto cozinha dum lado:
Agarra noutra frigideira, coloca outro fio de azeite virgem extra, dois alhos esmagados, deixar aquecer, colocar umas mãos cheias de folhas de espinafres lá para dentro, sal e pimenta - saltear!

Agora vira-o do outro lado:
Agarra em tomates cherry amarelos, lava-os, corta-os aos gomos e coloca-os no prato, assim ao natural - este tomate tem um sabor tão adocicado que não precisam de mais nada. E para acabar, numa tigela pequena junta umas folhas verdes temperadas com azeite e vinagre balsâmico. 

Agora que ando a aprender a provar vinhos, decidi acompanhar com um tinto - Quinta de Cabriz de 2010 (Dão). É um vinho de aromas complexos, e para quem está a aprender, precisei de muitos golos para chegar lá, mas identifiquei o aroma de cereja que só vai muito bem com o sabor quente do salmão e gengibre.
O cherry amarelo é que foi uma agradável surpresa pela companhia que fez ao peixe.

NOTA: há quem ponha alho em tudo, nomeadamente no peixe - eu não acho que os sabores casem bem. O peixe tem um sabor leve e fresco. O alho é mais quente e terra.

NOTA: há quem ponha alho em tudo, nomeadamente no peixe - eu não acho que os sabores casem bem. O peixe tem um sabor leve e fresco. O alho é mais quente e terra.

FOOD STYLING
Prato, Tigela, Copo de Vinho Tinto e Talheres - IKEA 
Mesa jantar - Folha de Carvalho escurecida, Design de Eliana Tomáz
Fotografado com iPhone 5S