Eliana Tomaz

Caldeirada | Uma Receita Gourmet.

Eliana TomazComment

O blog Peixe é Fish tem-se revelado um projecto cheio de graça, e eu confesso que estou a a-do-rar! Recebo comentários de apoio, mensagens de alegria, partilha de projectos e imagens para a rubrica FISH OF ART, contributos espontâneos e qual é a minha surpresa quando há umas semanas atrás o José Silva, cozinheiro da equipa do Pedro Sommer no Blend, me contacta porque adorou o projecto e quer colaborar! No imediato fiquei sem palavras, depois tão entusiasmada que contei a toda a gente à minha volta. Pensava: uau! estão a ouvir-me, ou melhor, a lêr-me! ohhh!!!

E a forma como o José quer partilhar comigo e com vocês é a melhor - receitas clássicas com um style gourmet. Deliciem-se e experimentem. 

CALDEIRADA
A ideia foi manter a facilidade de preparação. Há uma tosta para começar e um prato para acabar.

Ingredientes:
1 pimento vermelho, tomates variados, 1 batata, 1 robalo, 1 sardinha, 1 tosta, cebolinho, azeite, sal, pimenta e salsa

Processo:
1- Assar no forno o pimento grande e os tomates com um pouco de sal, pimenta e salsa
2- Cozer a batata
3- Limpar os filetes dos peixes. Reservar num recipiente com água e sal +/- meia hora. Desta forma o peixe fica com uma textura melhorada.
4- Depois de assados retirar e reservar os tomates. O pimento demora mais tempo e deve acabar com a pele praticamente queimada. Quando estiver pronto, colocar dentro de um saco durante algum tempo para que seja mais fácil retirar a pele; nessa altura perfurar o pimento e reservar a água de sai do seu interior. Cortar os pimentos em juliana.
5- Grelhar os peixes.
6- Cozer as espinhas na água dos pimentos e temperar a gosto (sal, pimenta, aromáticas etc). Coar e usar como caldo para o fundo do prato.
7- Montar como na fotografia.
Bom apetite e não se esqueçam de partilhar as vossas experiências.