Eliana Tomaz

Porto Novo | Porto Piscatório.

Eliana Tomaz2 Comments

Muito se pode dizer de Porto Novo - foi, por exemplo, a praia da minha infância. Todos os Verões, desde que a escola acabava até que voltasse o novo ano lectivo, era por aqui que crescíamos. A fazer castelos na areia, a apanhar conchinhas, a explorar as praias vizinhas (principalmente a Praia da Corva), a "invadir" o Hotel Golf Mar (que estava sempre cheio de espanhóis) e claro, acompanhada por amigos que viviam cá e por aqueles que só apareciam nas férias grandes (mas com quem mantinha contacto por cartas de amizade e promessas sem fim - que saudades que tenho de escrever uma carta e de esperar pelo Sr. Correio).

Também foi nesta praia que desembarcaram as tropas do Duque de Wellington para combater na batalha do Vimeiro e nas Linhas de Torres aquando as invasões Napoleónicas, facto que todos nós da Terra gostamos de realçar.

Mas o que eu quero partilhar aqui é o facto de Porto Novo ter sido um porto piscatório com relevância para os moradores, comerciantes locais e especialmente turistas. Lembro-me de todas as manhãs as lanchas voltarem do mar com as redes cheias de peixe, que ainda hoje é abundante nesta costa, para vender ali mesmo. 

Gostava que a zona renascesse com coisas boas como as que me fizeram crescer, para bem da população e economia locais, algo que hoje está muito perdido neste canto da Europa. Continuo a acreditar que conseguimos mais e melhor, só precisavamos mesmo era de mais liberdade.

Foto tirada pela minha amiga Rita, que passou pela praia da nossa infância, especialmente para o Peixe é Fish. 

Foto tirada pela minha amiga Rita, que passou pela praia da nossa infância, especialmente para o Peixe é Fish.