Eliana Tomaz

Bacalhau à Brás e Mais Alguma Coisa.

Eliana TomazComment

Viver sozinha também tem coisas menos boas. Por exemplo, se compras um molho de grelos ou espinafres é garantido que passas a semana a come-los com tudo e mais alguma coisa. O bom lado deste desafio é a oportunidade de explorar um ingrediente noutros contextos.
Foi o que fiz ontem para o jantar. Tinha tudo na despensa para fazer um Bacalhau à Brás. Olhei para os grelos que tinha no frigorifico e pensei salteá-los com este peixe noutra receita, mas como já estava desfiado o melhor era mesmo juntá-los ao clássico do Brás.
Se gostas do mix doce-sal-ácido, este será a receita a adulterar. Fica mesmo bom!

Quanto ao vinho, escolhi um Quinta das Brôlhas 2010 do Douro, mas por acaso não fica bem. É um vinho que se bebe melhor sozinho do que acompanhado. Devia ter optado por um mais frutado.

INGREDIENTES:
Azeite
Cebola
Alhos
Bacalhau desfiado e demolhado
Grelos (ingrediente penetra)
Batata frita palha
Ovos

PREPARAÇÃO:
Frigideira grande, bem grande para os ingredientes ficarem todos bem espalhados no refogado.
Azeite + cebola e alhos bem picados
Com a cebola já bem lourinha, colocar o bacalhau aos bocadinhos em cru (eu não o cozo antes)
Quando o bacalhau estiver a meio, junta os grelos lavados e cortados aos bocadinhos - tipo, tamanho das folhas de salsa
Continuar a refogar bem e quando já estiver pronto, baixar o lume para o minimo e juntar a batata palha. Mexer bem e de seguida parte dos ovos que entretanto foram mexidos. Misturar outra vez e acrescentar o resto dos ovos.

STYLING:
Prato raso e flute da IKEA
Garfo comprado no mercado de Portobello Road, Londres

NOTAS:
1- Dica dada por uma amigo: quando juntares a batata palha, deixa um punhado grande delas para o fim. Antes de servir, junta-as para ficarem com um toque crocante.
2 - Compro sempre bacalhau desfiado para este clássico. Quando o demolho, lavo-o para tirar o excesso de sal e coloco-o numa Tupperware com água da hora do almoço até à hora do jantar - assim fica salgadinho no ponto.

#BomApetite