Eliana Tomaz

Salada de Ovas.

Eliana TomazComment

Ovas de pescada dão saladas deliciosas. Também são boas à lagareiro, mas fresquinhas e rodeadas de ingredientes coloridos ficam sempre bem para entrada ou mesmo para um lanche de fim de semana. 

Não estava à espera de as comprar, mas quando as vi no frio do super não resisti - misturar os legumes todos que tinha em casa juntamente com uns tantos que já tinha deitado o olho, e ficou decidido. 

Como é que as cozi? Depois da água estar a ferver, juntei o sal e pimenta em grão. Acrescentei as ovas e deixei cozer durante 5 minutos. Depois desliguei o lume e deixei-as na panela enquanto fui beber um café com uma amiga à Baixa. Quando voltei, tirei-as da água e coloquei no frigorifico. Entretanto começou a preparação. 

Já tinha tomates cherry, azeitonas, milho e ovos em casa. Só comprei cebolinho e endívia - adoro o sabor destes dois veggies.

Só quando comecei a juntar os ingredientes é que percebi que não tinha acrescentado a flor de sal, cebola roxa, pimenta e azeite à fotografia - este azeite é caseiro, feito por um amigo alentejano do meu pai (é mesmo mesmo muito bom). 

Agora é só cortar tudo aos bocadinhos (excepto as endívias), juntar numa taça grande (a pimenta entretanto foi moida) e servir nas folhas das endívias. Fácil e rápido não é?

Quantidades, já sabem: se gostarem muito de ovos, acrescentem vários; se gostarem muito de cebola, meia não chega; milho é doce, se calhar uma lata pequena é muito. Eu gosto de sentir o sabor dos veggies todos, portanto sou muito democratica nas quantidades. Só não cometam o meu erro: comprei azeitonas com caroço (sem ter reparado) - acho que levei mais tempo a tirar o caroço do que a escrever este post.

Acompanhante? Vinho branco fresco fresquinho, e mais uma vez, Quinta do Carmo. Acho que uma cerveja caseira também acompanhava bem.
Para as fotos, usei a mesma tábua do salmão. Os dois pratos pequeninos foram-me oferecidos no Japão e o prato da salada pronta foi herdado da minha Tia Mena (Johnson Brothers| made in england). 

Faz salada de ovas a mais, ou não a leves toda para a mesa. Vais precisar dum restinho quando toda a gente for embora (ou para a cama) para o famoso assalto ao frigorifico.