A Casa Do Miguel Matos | Um Volume Bem Vestido Com Uma Gota De Perfume Em Cada Canto.

Fotografei tanta vez este canto que era inevitável não começar por aqui.

Quando entrei na casa do Miguel imediatamente lembrei-me daquelas galerias pequenas de coleccionadores privados que visitava em Londres. Aquelas onde encontramos peças de (verdadeira) arte - sem técnica na curation mas muita emoção na essência. Tanto se encontrava uma obra do melhor artista britânico como um brinquedo que fez história no século passado ou até mesmo um protótipo avant-garde que só serviu para testar as proporções.

A casa do Miguel é isto mesmo – um volume pequeno mas complexo, sem esquadria mas com todas as faces bem vestidas e uma gota de perfume em cada canto. Pudesse eu, mandava embrulhar e trazia para casa, ou pelo menos para este lado do rio para estar mais à mão.

Mas isso era eu, porque para o Miguel está bem onde está – ao pé da praia sem ter de atravessar a ponte para umas horas de bronze e uns mergulhos no mar. Repleta de silêncio e muita luz, é uma casa viva, um espelho do seu dono. Orgânica porque evolui à medida que novos objectos aparecem.
Se fosse possível, teria mais uma divisão, talvez um escritório (eu acho que lhe ficava melhor um laboratório para continuar a criar mais fragrâncias) e claro, mais paredes para pendurar outros quadros.

Miguel Matos, director da Umbigo, editor da secção de arte da TimeOut e editor da Fragrantica. Escreve sobre o que o motiva e cria o que lhe dá alma – a marca de perfumes Alter Ego Artisanal Fragrances que pode ser comprada aqui

Assim que entrei percebi que estava no centro da casa. A luz vinha de ambos os lados e à minha frente tinha o micro-laboratório de perfumes. Este até pode ter sido posto ali porque não havia mais sitio nenhum, mas sendo uma das paixões do Miguel, tinha mesmo de estar ali, à frente de quem entra e o último "até logo" para quem sai.
A Pisca dá-nos as boas-vindas, fazemos-lhe umas festas que retribui com uns rom-rons e eu tremo dos pés à cabeça sem saber como é que vou falar de tanta coisa boa. 

É uma casa com boa vibe, com tantas obras de arte que haverá muitas galerias espalhadas por aí que corariam de vergonha por não terem tamanho portfolio.
Fiquei com a sensação que é um verdadeiro outside the box para o Miguel onde tudo é possível sem restrições nem à criatividade, nem à vontade.  

Para se fazer um perfume não é preciso muito. Diria o cliché que o essencial é o amor – o resto compõe-se gota a gota. 

A colecção de perfumes que tem é invejável - cheiros de várias épocas, essências clássicas e vintage, memórias olfactivas de outros tempos. Falou-me do percurso até chegar aqui mas para te contar tudo teria de escrever uma tese para não deixar nada de fora. 

Nesta casa pode-se tudo menos cair! Não há paredes nem mobiliário disponíveis para ser agarrado na queda. Só mesmo o chão que o Miguel detesta, mas a verdade é: quem é que olha para o chão com tanta parede linda para se admirar?

No horizonte está o Tejo e a Ponte Vasco da Gama que dá ainda mais encanto à noite – um traço de luz que separa a água do céu. 

É preciso falar muito mais desta casa com 40m2. Eu sei que devia dar legenda a todas as fotos mas quando se fala de arte sou apologista do "Sem Título" exactamente para cada um não ser influenciado pelas palavras mas sim pelas emoções que despertam. Só peço uma coisa - respira fundo a cada imagem: vais conseguir sentir as tais gotas de perfume que cada uma delas tem para te oferecer.