À Mesa Com A Lisboète | Portugal Restaurant Week.

Começou ontem a 3ª edição da Portugal RestaurantWeek que tem por objectivo a democratização do acesso a menus de autor, contribuindo em simultâneo para causas sociais – haverá projecto mais rico que este?
Porque a culinária é puro design (digo eu!), o meu sonho de entrar numa cozinha de autor tornou-se realidade. O Chef Walter Blazevic da Lisboète deixou-me entrar nos seus bastidores para fotografar (e aprender muito) no primeiro dia deste evento que acontece em grandes cidades do mundo.
Foram horas de cheiros, sabores, cores, sons e muitos sorrisos que faziam qualquer um derreter-se de amor (estou a escrever isto e a arrepiar-me de tanto entusiasmo que senti e ainda sinto).

uma das entradas a ser preparada. está a meio mas já abre o apetite, não já? 

Antes de passarmos ao menu deixa-me apresentar-te o Chef nas minhas (e dele) palavras.
Para Walter B. a cozinha é a sua vida, o azeite o seu sangue e na sua casa Lisboète traz França até Portugal e leva Portugal até França – é isto, com mais pimenta, menos piri-piri e sempre com a quantidade de sal certa. 

entrada | AVELUDADO DE COUVE LOMBARDA, BACALHAU E CHOURIÇO.

outra opção de entrada | FOLHADO DE CAMARÃO.

prato | ESPADARTE COM CARIL E LEITE DE COCÔ, BASMATI CREMOSO E COURGETES CONFITADAS.

um aparte que vale a pena partilhar | grelhar uma posta de espadarte é tão simple e tão rápido - um minuto e está no ponto. 

a outra opção de prato principal | DUO DE PORCO (medalhão e bochecha), MOLHO DE MADEIRA E BATATA SALTEADA.

sobremesa | DELICIA EXÓTICA.

Como deves imaginar, tenho muitas mais fotos, até mesmo de outros pratos que clientes decidiram pedir mas por hoje ficamos pela apresentação de um dos menus deste evento. Não percam esta fantástica oportunidade e marquem mesa.

Aproveito para deixar já a dica que no dia 19 de Março vou voltar à cozinha do Chef para fotografar um dos eventos mais esperados do mundo gourmet: a celebração da gastronomia francesa –  Goût de Good France. 1000 Chef 1000 menus 5 continentes. Façam as vossas reservas aqui.

2 NOTAS FINAIS:
- não dei legendas às fotos de propósito - não quero que percas tempo a ler, quero que te delicies, que cheires e que proves cada bocadinho.
- partilhei pratos vazios (sem restos) exactamente porque a maior satisfação para um Chef é essa: a satisfação do cliente.