Eliana Tomaz

DESIGN DE INTERIORES | reinterpretar e maximizar o espaço #2.

Eliana TomazComment

Redesenhar espaços é uma das tarefas que mais gosto em design de interiores.
A casa já está (ou esteve) vivida, já tem história e funções definidas. O desafio é maior porque há hábitos criados mas em contrapartida o processo é mais intimista com o cliente.

É normal passados uns anos as casas terem de ser adaptadas ao nosso estilo de vida porque este está em constante mudança e foi isso que me pediram desta vez – que fizesse a casa mais vivida, mais apetecível e mais confortável.  

A ideia inicial era somente desenhar uma estante de parede a parede e até ao tecto para os muitos livros que esta família tem. No decorrer da conversa a cliente pediu-me para ver o espaço e propor outras alterações.

A sala de estar e cozinha são o centro da casa. É neste espaço que a estante vai ser construída.
Terá mais de 6 metros de largura e altura máxima do pé direito do espaço. Nas pontas serão construídas duas banquetas com gavetões em baixo e decoradas com almofadas grandes para que se possa usufruir do espaço para leitura, conversar ou quem sabe para uma sesta ao fim de semana.   

Percebi que a sala de TV podia ser reduzida e dar algum espaço a um dos quartos, criando assim um closet longo – gosto de tirar dos quartos tudo o que não faz falta, como roupas e calçado.
Como a sala ficou sem janela, uma vez que ficou para o closet, propus rasgar a parede onde a porta está para dar mais luz à sala, tornando também o hall de entrada (que tem uma boa área) uma continuação da sala e ligação mais directa à sala de estar e cozinha.

O resultado é um apartamento contemporâneo com um closet que vai libertar outros espaços tornando-os mais organizados e uma sala de TV mais acolhedora.
Com a abertura da parede para o hall toda a casa ficará mais ampla tornando-a ainda maior e mais funcional.

Devemos tirar o partido máximo da nossa casa - é o nosso porto seguro e ao mesmo tempo a nossa "outside the box". Se acha que a sua casa ainda tem muito para dar, contacte-me. Pensaremos em conjunto uma forma de ficar mais contemporânea, stylish & chic. 

 

Aqui encontra outro projecto recente - uma vivenda para uma familia de 4 pessoas que precisa de muito espaço para receber amigos e familia.