Eliana Tomaz

FOODIE | Puttanesca de Última Hora.

Eliana Tomaz2 Comments

Sou fã do Food52, conheces? Uma comunidade de profissionais à volta duma mesa gigante rodeados do melhor. Tem lá tudo e mais alguma coisa mas o que é de realçar é a apresentação e a loja online - que me deixam de água na boca. Se ainda não és, vais ser fã, acredita! 

Ontem à noite pesquisava receitas novas para peixe e deparo-me com uma Pasta Puttanesca. Adoro mas a verdade é que nunca cozinhei. Tirei umas notas de cabeça, reparei que tinha praticamente todos os ingredientes em casa (mesmo as anchovas e alcaparras) e pensei fazê-la, um dia destes… sem pressas. 

Hoje, estava eu de volta do Peixe É Fish, quando recebo um telefonema a perguntar se havia almoço a mais. Claro que há sempre almoço a mais, nem que seja uns ovos mexidos com salsichas.

Pensei na dita pasta que tinha visto ontem - menu decidido alí na hora. Voltei a rever a receita e confirmei que tinha os ingredientes principais. Depois fui ver outras formas de a cozinhar e lembrei-me que cheguei a comer esta massa com pedacinhos de bacon (também os tinha no frigorifico à espera duma Carbonara). Resumindo, tirei uns ingredientes (pimentos vermelhos, azeitonas e vinho tinto) à receita original e adicionei outro (bacon).

Agora só tem de dar certo, caso contrário comemos ovos mexidos e salsichas!
Ficou tão deliciosa que acredito ser pura Sorte De Principiante. Tão boa que pensei: não chega partilhar esta receita no facebook com uma fotografia e deixar toda a gente com água na boca - esta é a oportunidade certa para incluir uma nova rúbrica no blog do Design. Afinal o Design também está à mesa e a comida faz parte do Lifestyle. 

É portanto oficial: vou passar a partilhar a minha mesa contigo. Serve-te e bom apetite.

INGREDIENTES: 

Bacon - depois de libertar a maior parte da gordura juntar os seguintes ingredientes:
Azeite Virgem Extra a gosto
Chalotas bem picadas (esta cebola é mais doce que as outras, mas pode sempre ser substituída pela cebola convencional)
6 Filetes de Anchova em azeite cortados aos bocadinhos
4 Colheres de sobremesa de Alcaparras
Quando todos estes ingredientes libertarem bem os sabores juntar 3 Tomates pelados, cortados aos bocadinhos e metade da calda da conserva
Lume baixo, mexer bem, deixar o molho apurar qb e está pronto a servir.
Misturar o esparguete antes de ir para a mesa e quando servido no prato juntar umas boas lascas de Parmesão e Manjericão (este último infelizmente não tinha)
Da próxima vez acho que junto uns golos de vinho branco ao refogado. Ainda questionei se devía, mas decidi não adicionar. Fica para a próxima.
Ah…O vinho foi adicionado à refeição, e o Pegões casou muito respeitavelmente com a Puttanesca! Adega Cooperativa de Pegões – Colheita Selecionada Branco (2013), uma excelente escolha na relação qualidade/preço – delicioso o toque do Verdelho num vinho frutado e elegante.

STYLING:
Saladeira da ORLA KIELY oferecida por uma amiga
Pinça para massa da MUJI comprada na loja do Chiado
Ralador, pratos e talheres da IKEA 
Copos da SCHOTT ZWIESEL comprados no ECI
Toalha de mesa rendada toda à volta pela minha mãe.