Eliana Tomaz

Sobre Empreendedorismo.

Eliana TomazComment

A primeira vez que me lancei por conta e risco próprios tinha 25 anos. Foi há 18 anos que me tornei empresária na área do design e decoração de interiores. Uma experiência maravilhosa, cheia de vitórias e derrotas das quais me orgulho imensamente. E orgulho-me porque saí viva de todas elas.

Quatro anos e meio a partir pedra sozinha, sem conhecimento de causa nem rede de apoio. Aprendi sobre o negócio do design bem como a dureza que é ser empresária.
Entretanto vivi mais umas 3 ou 4 vidas, o mundo do trabalho mudou drasticamente e eu jurei a mim própria que nunca mais voltaria a empreender o quer que fosse. E nunca mais porque esta coisa de lançarmos projectos próprios tem muito que se lhe diga e eu já não queria dizer-lhe mais nada.

Acontece que os empreendedores criativos têm uma qualquer bactéria dentro de si que, quando menos esperam, ela ataca. Fica-se imóvel, projecta-se o belo e sente-se dentro de si que uma qualquer salvação está nas suas mãos e, mais uma vez, sem medos avançam ainda que tenham jurado a pé juntos, como eu, que nunca mais trabalhariam por conta própria.

Mas nem tudo é difícil ou solitário. Nestes últimos 4 anos, desde que lancei a TOMAZ, encontro muitas mais empreendedoras e portos seguros, como as lojas que me/nos representam. E isto é muito gratificante.

Um exemplo único é a ICON Shop (Rua Nova da Trindade em Lisboa) que representa-nos com toda a sua garra e ainda promove ajuntamentos casuais entre artistas e designers, amigos e conhecidos numa qualquer sexta-feira à tarde.
Não é para falarmos de negócios nem das dificuldades que enfrentamos diariamente. É tão e somente para conversar, aquilo que hoje em dia já começa a escassear, ainda que seja tão essencial à condição humana (e empreendedora).

Fotografia de Maria Manuel Lacerda, co-owner da ICON Shop.

Fotografia de Maria Manuel Lacerda, co-owner da ICON Shop.

Devagar se vai ao longe.

ETCEliana TomazComment

Quanto mais penso e falo nesta onda viver devagar / slow living mais penso e falo dela, mais vontade tenho de desligar do zum-zum diário. Tenho tentado meditar mais frequentemente, desligo a internet mais vezes, faço mais jantares com amigos em casa e procuro (ainda mais) o conforto físico. 

Nunca imaginei chegar a esta altura da minha vida e sentir esta necessidade de andar mais devagar, pensar mais devagar, falar maia devagar,.olhar mais devagar, sentir mais devagar e apreciar mais devagar.

Achava que viver era como andar de bicicleta, nunca se esquece, mas creio estar redondamente enganada. Falo por mim, claro, mas acho que bicicletas sem mudanças são, não só mais bonitas, como também mais genuínas ainda que puxem mais por quem pedala.

As meias da Bicla a Pedal são feitas de pura lã por uma artesã e as almofadas da TOMAZ são feitas de lã de burel, ambos materiais vindos do norte de Portugal. 
À venda na ETC.

Slow Living na nossa &Companhia.

ETCEliana TomazComment

Adoro casas. Com certeza por isso decidi ser designer de interiores, função que desempenhei durante 10 anos.
Adoro objectos para a casa. Com certeza por isso desejo que a TOMAZ venha a ter uma colecção “home”.

Isto para te dizer o quê? Que inevitavelmente a ETC vai fazer muitas pop up online shops dedicadas ao conforto do lar. A primeira vai abrir já esta semana.

Muito em breve contar-te-ei tudo sobre as quatro marcas que escolhi, mas para já fica a nota que a casa é realmente o melhor espaço do mundo porque é nele que conseguimos ser realmente, de preferência com calma e sabedoria, sozinho ou em boa companhia. 

Até breve,
Eliana

Meias de lã feitas à mão da Bicla a Pedal

Bio Cosmética (também) para homens.

ETCEliana TomazComment
www.elianatomaz.com/shop/

www.elianatomaz.com/shop/

Estamos fãs do desodorizante e bálsamo facial da NABIA e mais felizes ainda porque estes dois produtos são também específicos para homens, que muitas vezes se queixam da falta de opções.

Produtos altamente concentrados, basta um pedacinho tamanho de uma joaninha para que a sua acção seja plena.

O bálsamo facial, indicado para peles mistas a secas e maduras, hidrata, corrige cicatrizes, protege contra o frio e de raios UV. O desodorizante, para além de prevenir naturalmente o desenvolvimento de bactérias que causam odores, não afecta o funcionamento das glândulas sudoríparas.

Estão ambos à venda na nossa loja ETC elianatomaz.com/shop/

Boa semana.

NABIA na nossa &Companhia.

ETCEliana TomazComment

Sempre esteve muito presente em mim a importância de hidratar a pele e quem me passou essa ideia foi, com certeza, a minha mãe. Lembro-me de ir à farmácia buscar o seu creme que vinha numa embalagem preta e dourada. Só para vos localizar, estávamos nos anos 80.

Claro que quando pensei no primeiro produto para a ETC, a beleza, no sentido puro da palavra, evidenciou-se. Escolhi os produtos da Margarida porque efectivamente são muito bons e porque eu os uso, condição sine qua non na selecção dos produtos à venda nesta loja online.

A NABIA olive oil cosmetics é uma jovem marca portuguesa que elabora de forma artesanal produtos de cosmética natural com azeite português. São biocosméticos que proporcionam um resultado final mais positivo e constituem uma excelente alternativa para quem assume um estilo de vida mais eco-consciente.

Podem agora comprar 4 produtos NABIA na ETC.
O bálsamo labial para quem, como eu, precisa de sentir conforto constante nos lábios e o desodorizante com o qual já não consigo viver. Adoro a sensação de frescura que se sente a meio da tarde quando ando numa correria desenfreada.
Temos também o bálsamo facial que é indicado para peles mistas a secas e maduras. Este alimenta, hidrata, fortalece e revitaliza a pele, protegendo ainda contra o frio e raios UV.
Para concluir, escolhemos a manteiga corporal de flor de laranjeira para peles secas. É nutritiva e rica em vitaminas e ácidos essenciais que promovem uma hidratação intensa e duradoura. Tudo isto e ainda previne e retarda o aparecimento de estrias.

Estes produtos não são exclusivamente para mulheres. O bálsamo facial e desodorizante é recomendado para também para homens. Boa escolha também para jovens adultos.

Clica aqui para entrar na loja.
Até breve,
Eliana

NOTA muito importante:
NABIA está devidamente registada no INFARMED e os seus produtos submetidos no Portal de Notificação de Produtos Cosméticos (CPNP). As fórmulas e o processo de fabrico estão em conformidade com o Regulamento Europeu de Segurança para os Produtos Cosméticos (CE) Nº 1223/2009. NABIA aderiu também ao sistema de gestão responsável de resíduos de embalagens da Sociedade Ponto Verde (SPV).